01 AGO 2022
SAÚDE
Campanhas Vacinais contra Poliomielite e Multivacinação terão início em Monte Mor

A secretaria de Saúde de Monte Mor informa, agosto terá início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos.

Na segunda-feira, dia 8 de agosto, se inicia em Monte Mor, pela secretaria de Saúde do município, a participação na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos. As Campanhas acontecem no período de 8 de agosto a 9 de setembro, com o dia “D” de divulgação e mobilização nacional, acontecendo no dia 20 de agosto.

A Campanha contra Poliomielite, tem como foco vacinar crianças de 1 a 5 anos de idade, aproveitando para atualizar a caderneta vacinal de crianças menores de 1 ano até os 11 meses e 29 dias. A poliomielite pode atacar o sistema nervoso central e provocar paralisia em um dos membros inferiores, temporário ou permanente.

A Multivacinação é uma Campanha que tem como objetivo, atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, que não estejam vacinadas, ou com o esquema incompleto.

Em 21 de julho de 2022, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/OMS, publicou um “Alerta Epidemiológico”, referente à detecção do vírus da poliomielite, em um indivíduo não vacinado nos Estados Unidos. Diante deste fato a OPAS/OMS, reiterou a necessidade da população de aumentar os esforços para alcançar níveis ótimos de imunidade, por meio de alta cobertura e padrões de vacinação e manter a vigilância epidemiológica, sempre de prontidão para detectar e investigar casos, em tempo hábil.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, é extremamente importante manter o calendário vacinal em dia para que não haja chances de retorno do vírus, que é perigoso e de alta transmissibilidade. Hoje com o fácil e rápido deslocamento das pessoas, a possibilidade de circulação de vírus aumenta significantemente, conclui a secretária.