29 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Formaturas dos alunos do projeto FUNAM aconteceram nesta segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de junho, em Monte Mor

Mais de 300 jovens alunos se formam pelo projeto FUNAM, neste semestre em Monte Mor.

Nesta semana, nos dias 27 e 28 de junho, foram realizadas pelo FUNAM GCM de Monte Mor, em parceria com as Secretarias de Segurança e de Educação, Cultura e Turismo, as formaturas dos alunos do ensino fundamental, da rede municipal de Monte Mor, pelo primeiro período de 2022, pela primeira vez após a pandemia.

O curso ministrado pela equipe instrutora do FUNAM, formada pelos GCM’s Ester de Lima Santos Oliveira, Kellen Regina Bortolotto Santana e Gilson Ferreira da Silva, tem duração de 1 semestre, e os formandos deste período foram 310 alunos da EM Miguel Jalbut, no Jardim Paulista, na segunda-feira (27), com a presença do prefeito Edivaldo Brischi e do secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, e para 13 alunos da escola rural, EM Pedro Trasfereti, no Jardim Vista Alegre, na terça-feira (28), que teve uma apresentação da equipe do Canil da GCM. Foram ainda sorteados diversos brindes aos alunos e também uma bicicleta para cada escola do projeto.

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a juventude é o futuro da nossa cidade e não podemos nos descuidar. O máximo que pudermos fazer, faremos, para que de todas as formas possíveis, possamos prestar todo tipo de assessoria, de acompanhamento, com bons ensinamentos, usando projetos bonitos, educativos e preventivos como o FUNAM, por exemplo. Meus parabéns e obrigado aos trabalhos prestados pela GCM Monte Mor, concluiu o prefeito.

Para Ester de Lima Santos Oliveira, guarda civil municipal de Monte Mor, instrutora do projeto FUNAM, a expectativa é conscientizar as crianças  sobre a importância das escolhas em sua vida e quais as consequências dela para o futuro. Alertamos sobre o uso e o abuso de drogas e também sobre como se tornar cidadãos de bem. O projeto  até hoje tem sido muito bem aceito não somente pelos alunos, como também pelos pais e comunidade em geral. Falando em nome de todos os instrutores, posso afirmar que nos sentimos realizados ao encontrarmos alunos já adultos, que nos relatam passagens sobre o projeto e como isso contribuiu para a vida deles. É gratificante saber que podemos fazer a diferença em meio a sociedade, concluiu a Ester.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Monte Mor, Adriano Vieira Serra, esse ano o projeto pôde retornar com as aulas de uma maneira segura, seguindo as medidas de precaução contra a Covid-19. Esse é um trabalho dentre os outros que a CGM de Monte Mor desempenha, além da FUNAM a GCM é dividida entre 4 equipes operacionais, a ROMU, O Canil, a Patrulha Maria da Penha e o GPA (Grupo de Proteção Ambiental). E o Projeto FUNAM nos traz muita satisfação em sua realização, pois com sua metodologia educacional preventiva, o projeto almeja que essas crianças escolham os melhores caminhos para seu futuro, se tornando cidadãos de bem, finaliza o comandante.

Para o secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, todas as atividades desempenhadas pela GCM (Guarda Civil Municipal), tem apoio da atual administração da prefeitura, inclusive é importante frisar o comprometimento do prefeito Edivaldo Brischi, no início da gestão, em regularizar a defasagem do efetivo, contratando 21 novos guardas municipais, possibilitou o GPA 24HS (Grupo de Proteção Ambiental), a ampliação do video monitoramento da GCM e a retomada da FUNAM, de cunho tão importante para a população, para o futuro desses jovens e da nossa cidade, diz o secretário.

O Projeto FUNAM (Futuro nas Mãos) atua nas escolas municipais de Monte Mor desde 2011, mas foi em 2013 que a lei municipal ordinária n° 1.704, de 03 de abril,  tornou o projeto constitucional com essa nomenclatura. Recebendo semanalmente a visita dos agentes de segurança pública para aplicação de ensinamentos, desenvolvendo trabalhos de educação, segurança e cidadania, onde são ministradas aulas, aos alunos do 5° ano, com o objetivo de orientar e prevenir sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, seus perigos e consequências, trazendo como pauta sempre temas pertinentes de ações educativas, como cidadania nas escolas, amizade, bullying e cyberbullying, pedofilia, preconceito e os riscos em relação a soltar pipa com cerol, soltar balões e usar laser, entre outros assuntos.

29/06/2022
Formatura - Funam 2022