13 MAI 2022
AGENDA CULTURAL
TURISMO
Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor traz em exposição ao público parte da trajetória do Antropólogo e Etnógrafo Desidério Aytai

Ficarão expostos no Museu Elisabeth Aytai de Monte Mor um acervo que ajuda a contar um pouco da história e trajetória de seu fundador, Desidério Aytai.

No próximo dia 16 de maio, segunda-feira, começa no Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor, a exposição “Desidério Aytai: Vida e Legado”. A mostra tem curta duração e fica exposta até o dia 27 de maio, com um acervo que ajuda a contar um pouco da história de Desidério Aytai, antropólogo e etnógrafo, que dentre outros ofícios, fundou o Museu Municipal Elisabeth Aytai de Monte Mor, que carrega o nome de sua esposa, como forma de homenagem a ela. Através de fotografias e objetos, os visitantes poderão conhecer sua história e um pouco do trabalho desenvolvido ao longo de sua vida.

Nascido em 1905, na Hungria, Desidério Aytai dedicou sua vida principalmente ao trabalho etnográfico, antropológico, arqueológico e aos museus. Foi um grande colaborador para os estudos nessas áreas e, durante sua trajetória, viajou e visitou diversas etnias indígenas, como os Xavante, Nambiquara e Bororó, realizando estudos e pesquisas acerca das mesmas, produzindo mais de 100 publicações nessas áreas.

Além do trabalho realizado nas viagens, também atuou como professor pesquisador em algumas universidades. Antropologia, Arqueologia, Museologia e Engenharia estão entre as áreas que lecionou.

Durante uma escavação arqueológica no Sítio Tapajós em Monte Mor, encontrou uma urna funerária indígena com cerca de 800 anos. Desidério Aytai continuou seu trabalho mesmo após a aposentadoria, e faleceu em 1998, aos 93 anos de idade.

Para Ronaldo Corrêa, diretor de Turismo de Monte Mor, o Museu Municipal Elisabeth Aytai é de extrema importância para a cultura e história de Monte Mor, sendo referência em todo país por seu riquíssimo acervo, com destaque para o espaço de exposição dos materiais de diversas etnias indígenas. Além de ser um dos poucos habilitados para guarda de material arqueológico em escavações por todo o Estado de São Paulo. Um pouco da história do Dr. Desidério Aytai, fundador do museu municipal, será apresentado nesta nova exposição. A apresentação do seu grandioso trabalho e o merecido reconhecimento por toda contribuição para a nossa cidade. É com enorme satisfação que o Museu Municipal Elisabeth Aytai participa, com essa bela exposição, da Semana Nacional de Museus, conclui ele.

Segundo Marcelo Lírio, diretor de Cultura de Monte Mor, a prefeitura de Monte Mor, através da Diretoria de Cultura e Turismo vem fazendo muitas melhorias neste importante espaço cultural, buscando a atualização e renovação, para assim incentivar ainda mais a visitação do público, finaliza ele.

Luana Hara, historiadora responsável pela curadoria do Museu Municipal Elisabeth Aytai, que foi inaugurado em 1988, diz que desde sua abertura, ele foi palco de diversas exposições, trazendo um ambiente importante, de preservação da memória cultural de um povo, que abriga objetos, documentos e fotografias que nos ajudam a compreender a história, principalmente de nossa cidade, sendo uma importante fonte de conhecimento. Ao contrário do que geralmente as pessoas associam aos museus, esses ambientes precisam de movimento e transformações. Novas exposições e novos layouts para exposições fazem parte da proposta, que o Museu Elisabeth Aytai vem desenvolvendo, e a expectativa é de que desperte maior atenção do público e receba cada vez mais visitantes, finaliza ela.

A exposição faz parte dos eventos inscritos na Vigésima Semana Nacional de Museus, cujo tema é "O Poder dos Museus".

Para prestigiar a exposição é só comparecer ao Museu Elisabeth Aytai, na rua Rage Maluf, 101, Centro – Monte Mor. Horário de funcionamento das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica para estudantes, interessados e a população em geral.