26 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Cia de Teatro contempla com espetáculo cultural alunos do 2º e 3º ano da Rede Pública Municipal de Ensino de Monte Mor

Alunos do 2º e 3º ano da Rede Pública Municipal de Monte Mor, assistem gratuitamente espetáculo teatral da Cia de Teatro BuZum.

As crianças tiveram a oportunidade de assistir nos dias 25 e 26 deste mês, gratuitamente, ao espetáculo teatral ”O Grande Perigo”, da Cia de Teatro BuZum, com a realização da secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor.

Para a secretária de Educação, Sandra Bruzon, muitos alunos infelizmente não têm acesso a atividades culturais, às artes e inclusive a peças teatrais como essa, que podem despertar um horizonte mais amplo de possibilidades, para o futuro desses alunos no mercado de trabalho. Traz conscientização, pois a peça aborda temas de reflexão, além de tornar o momento deles marcante e divertido. Por isso incentivamos toda forma de cultura em nossa cidade.

A Cia de teatro de bonecos itinerante BuZum faz referência aos saltimbancos da Idade Média, que iam com seus pequenos teatros de cidade em cidade, alegrando adultos e crianças, concebendo mundos em que tudo era possível.

A peça teatral escolhida pela Cia, para trazer um maior contato cultural para os alunos é ”O Grande Perigo”, que narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer, volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma gaivota que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata consegue fugir de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvar sua mãe e as duas correm para longe daquele grande perigo.

O projeto BuZum! “O Grande Perigo”, oferece aos alunos e educadores uma diversidade de informações relacionadas ao processo de preservação do meio ambiente, descarte correto do lixo e a formação de novos hábitos relacionados à utilização dos recursos naturais, que podem ser aproveitadas para a realização de um trabalho pedagógico posterior. O processo de construção do conhecimento continua a partir do professor(a), quando este traz o tema e as discussões para a sala de aula, se inicia um trabalho contextualizado com mais significado para os alunos.

A Cia teatral BuZum apresenta seus espetáculos por meio da Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e do Instituto CCR, no trecho da CCR AutoBAn, e transformou suas apresentações antes dentro do ônibus BuZum, agora para o palco. Prestes a completar 12 anos de experiência, o teatro já realizou 15 mil espetáculos para mais de 700 mil espectadores, em mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, de 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia.