11 ABR 2022
Escolas Municipais de Monte Mor participam do Projeto Photo Truck

As escolas municipais “San Remo” e “Vista Alegre” participaram na última semana de um projeto que envolve fotografia, reflexão, autoconhecimento e cultura, viabilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Monte Mor, através do Projeto Photo Truck, da ONG ImageMagica.

“Chegamos entusiasmados para proporcionar a experiência do Photo Truck e a recepção foi incrível. Encontramos equipes motivadas e mais de 200 alunos animados para as atividades”, destacaram os idealizadores do projeto.

Na Escola Municipal “San Remo”, as ações aconteceram no dia 31 de março, e contaram com a participação tanto de alunos de anos finais (7os, 8os e 9os) quanto de anos iniciais (4os anos). As reflexões geradas pelos participantes comprovam o quão relevante é proporcionar conhecimento, troca de percepção de mundo e, principalmente, como a educação tem o poder de transformar os olhares. A cada produção fotográfica e legenda produzidas com as temáticas ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), foi possível enxergar a potencialidade de reflexão e transformação social que cada estudante carrega dentro de si.

Na E.M. “Vista Alegre”, a ação foi realizada na última sexta-feira, dia primeiro de abril, e o público-alvo foram os alunos dos nonos anos que, além do momento destinado à fotografia, também participaram de atividades como documentário sobre o conceito da fotografia e sua história; visita à câmera escura dentro do caminhão Photo Truck; criação de fotografias com legendas e produção de selfie. A finalização do projeto na escola se deu com a exposição das fotos produzidas pelos alunos, proporcionando um novo olhar sobre como registrar e eternizar momentos tão significativos, os quais permitem fazer um recorte da atualidade e, ao mesmo tempo, estabelecer uma manifestação cultural e histórica.

“A cada itinerância recarregamos nosso propósito, guardamos e multiplicamos as histórias, entrelaçando as aprendizagens. Para nós, da ImageMagica, fica nosso muito obrigado pela oportunidade e acolhida, e o desejo de retornar para novos encontros”, comentou a analista do núcleo educacional da ONG, Andreza Magalhães.