16 FEV 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PLANO DE AÇÕES CONTRA ENCHENTES É ASSINADO EM MONTE MOR
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa que foi assinado o Contrato nº 043/2021 entre a Fundação Agência das Bacias PCJ e a Profill Engenharia e Ambiente S.A, empresa vencedora da licitação para a "ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE MACRODRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIVARI – PDM-BHC".
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Henrique Ross Matheus, esse plano visa beneficiar 15 municípios da nossa região, objetivando reduzir progressivamente a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de inundações, onde já são registradas ou nas áreas potencialmente vulneráveis.
Nesta terça-feira (15) foi realizada a reunião inicial com o Grupo Técnico de Acompanhamento, a empresa contratada Profill e a Agência das Bacias PCJ, onde foi emitida a Ordem de Serviço e apresentadas todas as informações técnicas necessárias para auxiliar na elaboração do
Plano de Trabalho. A reunião contou com a participação do Promotor de Justiça GAEMA/PCJ-Campinas, o sr. Rodrigo Sanches Garcia, do Prefeito do município de Capivari, técnicos do DAEE e CETESB e de representantes dos 15 municípios envolvidos, onde Monte Mor foi representada pelo secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Bruno Henrique Ross Matheus e as técnicas Maria Tereza G. Carneiro e Simone Boniatti.
O prazo estipulado entre o início das atividades até a consolidação do Plano Diretor de Macrodrenagem é de 18 meses, nesse período serão realizados:
- Levantamento de dados e informações básicas;
- Serviços de campo;
- Análise, diagnóstico e prognóstico;
- Proposição de ações: imediatas e não-estruturais;
- Proposição de ações: estruturais e sistemáticas;
- Planos de ações;
- Indicação em planta das ações estruturais;
- Audiência Pública;
- Consolidação do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari e Relatório Síntese.
O secretário Bruno Henrique Ross Matheus considerou as necessidades e urgência desse plano, frente aos vários locais vulneráveis no nosso município, e se colocou à disposição para receber os técnicos responsáveis pelo Plano e apresentar todos e quaisquer dados que se façam necessários para amenizar os riscos de enchentes na nossa cidade.
O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, tem acompanhado e participado de todas as etapas, reconhecendo a importância deste contrato assinado para solução de um dos principais problemas de Monte Mor, as enchentes causadas pela chuva pelo rio Capivari. “É um momento de vitória e que trará mais segurança e desenvolvimento para a cidade de Monte Mor”, concluiu o prefeito.