31 JAN 2022
Monte Mor começa a retomar a vida depois das chuvas deste final de semana

Chuvas intensas na madrugada de domingo (30), que superaram os 115 mm na cabeceira do rio, elevaram o nível das águas de uma forma histórica em Monte Mor.

Regiões que não costumavam ser alagadas nos períodos de chuva ou eram atingidas, mas sem grande intensidade, mesmo com chuvas muito fortes, foram afetadas de forma significativa desta vez, como os entornos da rodoviária e algumas regiões rurais, como o bairro Chácaras Planalto, região próxima ao município de Capivari.

A força das águas foi tão intensa que arrastou três pontes em áreas rurais da cidade, Chácaras Pindorama, Fazenda Monte Mor e Tempranos, e danificou outras três, Jardim Moreira, Chácaras Miracatu e Chácaras Planalto. Além dos estragos causados nas estradas rurais, tornando algumas delas sem possibilidade de tráfego.

Durante a madrugada e todo o dia de domingo (30), as equipes da prefeitura ajudaram famílias a retirar móveis e pertences pessoais de casas que iriam ser inundadas, os móveis e objetos pessoais foram armazenados em escolas municipais, e a maioria das famílias procurou abrigo em casas de amigos e familiares. Segundo a prefeitura, foram 150 pessoas desalojadas. Destas, 20 pessoas foram atendidas e recebidas pelas equipes da prefeitura, sendo que duas famílias (um casal e uma mãe com uma criança de colo) foram acolhidos na escola municipal Professora Tereza de Lourdes Ferreira Penteado, no Jardim Vista Alegre.

Nesta segunda-feira (31), o trabalho da Defesa Civil de Monte Mor, com o apoio dos Bombeiros Voluntários do município, a Defesa Civil de Capivari e os Bombeiros Militares de Hortolândia, está sendo de rescaldo em algumas áreas e o resgate de algumas pessoas que ficaram ilhadas em casas de veraneio.

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Por causa dos estragos causados, a prefeitura decretou na noite de domingo, via decreto n° 5608 publicado de forma extraordinária no Diário Oficial do município, Estado de Calamidade Pública, e cancelou o retorno das aulas, que se daria nesta segunda-feira (31).

DINÂMICA DAS ÁGUAS

As chuvas da Região Metropolitana de Campinas, a RMC, especialmente de Campinas, em parte, escorrem para afluentes e córregos que deságuam no rio Capivari. O volume de chuva demora cerca de 8 horas para chegar em Monte Mor e cerca de 24 horas para atingir as cidades de Capivari e Rafard.

Neste final de semana, além das chuvas fortes em Campinas, o volume de chuva em Monte Mor também foi grande, atingindo mais de 210 milímetros. Este volume de chuva na cidade foi o que causou os estragos nas estradas rurais e nas pontes das áreas rurais, feitas sobre córregos e afluentes do rio Capivari.

Na tarde desta segunda-feira (31), as águas do rio começam a baixar e, caso a intensidade das chuvas não seja grande nos próximos dias, o rio deverá voltar ao leito normal em poucos dias.