19 JAN 2022
Monte Mor começa a vacinar crianças acamados contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde do município espera completar a primeira dose pediátrica em crianças com deficiência ou comorbidade até o dia 29 de janeiro.

A vacinação de crianças acamadas do município é o primeiro passo na imunização deste novo grupo de pessoas por serem atendidas, as crianças entre 5 e 11 anos de idade.

Desde o dia 16 de dezembro de 2021, quando a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou a vacinação de crianças dentro dessa nova faixa etária, estados e municípios aguardaram a chegada dos imunizantes especificamente feitos para crianças, vacinas pediátricas, para poder iniciar a vacinação. No Estado de São Paulo, a vacinação começou no dia 14 de janeiro.

Em Monte Mor, a primeira criança a ser vacinada foi o Luis Eduardo dos Reis, vacinado em sua residência, logo pela manhã nesta quarta-feira (19), juntamente com outras crianças acamadas, que estão sendo atendidas individualmente de residência em residência. Já que o procedimento de vacinação de crianças com comorbidade ou deficiência exige um protocolo específico, onde a criança vacinada é acompanhada pela equipe de saúde por 20 minutos após a vacinação.

PRÓXIMA ETAPA

No dia 22, sábado, em todos os postos do município, como sequência do processo, serão vacinadas crianças entre 5 e 11 anos que tenham algum tipo de comorbidade ou deficiência. Sendo no máximo 20 crianças por unidade de saúde, em decorrência do protocolo exigido em cada caso.

Para isso, os pais ou responsáveis precisam fazer o cadastro das crianças no site vacinaja.sp.gov.br e, se possível, com o objetivo de agilizar e melhorar a segurança no processo, fazer também o CPF da criança em www.poupatempo.sp.gov.br. A Secretaria de Saúde reforça que crianças sem CPF serão vacinadas a partir do número do Cartão SUS.

No município, também será preciso fazer o cadastro de agendamento no link oferecido pela Secretaria de Saúde de Monte Mor. E aguardar a equipe da Secretaria da Saúde entrar em contato.

Link https://bit.ly/3tVtghd

Crianças com deficiência e com comorbidades também precisarão apresentar, no momento da vacinação, documentos que comprovem a comorbidade ou a deficiência (cadastro no BPC), relatório médico ou receita de medicamento com pelo menos um ano de vigência.

VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS

Adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade, para a 1ª, 2ª ou 3ª doses da vacinação, seguirão dentro do cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde: vacinação na USF Higor, todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 11:30 e das 13 às 14:30; e em todas unidades de saúde do município, nos dias 22 e 29, últimos sábado de janeiro, das 8 às 16 horas.

Monte Mor já aplicou até o momento 116.497 doses da vacina, sendo 53.123 de primeira dose, 48.347 de segunda dose, 1.850 de dose única e 13.177 de dose de reforço, a terceira dose.