05 JAN 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Operação Bota Fora Retorna em Monte Mor

A Operação Bota Fora retorna em janeiro em Monte Mor, para promover ações ecológicas contra o descarte ilegal de materiais. Iniciado em 2021, é um trabalho que consiste no recolhimento de móveis, utensílios, eletroeletrônicos não utilizados por moradores no município para o correto descarte. Estes objetos são coletados por um caminhão apelidado de CATA-TRECO, que em 2021 recolheu mais de 300 toneladas, passando em todos os bairros da cidade.

Em 10 janeiro de 2022, o projeto retorna, atendendo o Jardim Vitória, Popular Nova (Cohab II e III), Popular Velha e Quinhões. O recolhimento será apenas de móveis usados, colchões e instrumentos elétricos e eletrônicos, não serão recolhidos entulhos de construções ou reformas, informou a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Monte Mor foi uma das primeiras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a aprovar leis específica contra o descarte ilegal de lixo e entulho na cidade. A Lei n⁰ 1.412 de 21 de setembro de 2009, proíbe o descarte de lixo e entulhos em áreas específicas em Monte Mor, dando poder para a cidade autuar e multar os infratores.

Hoje, de acordo com o secretario de Meio Ambiente e Agricultura Bruno Henrique Ross Matheus, a cidade não possui um mapeamento específico de descartes irregulares, mesmo assim há um monitoramento constante em todas as áreas públicas e áreas verdes para a verificação de possíveis descartes. “Hoje, felizmente, Monte Mor não possui pontos de descarte ilegais, as ocorrências são poucas e eventuais”, destacou o secretário.

Hoje Monte Mor conta com fiscais da secretaria de Meio Ambiente e os Guardas Municipais para a fiscalização e conta com o apoio e participação da população, como uma importante ferramenta de denúncia.

CALENDÁRIO BOTA-FORA 2022

10 DE JANEIRO

Jardim Vitória, Popular Nova (Cohab II e III), Popular Velha e Quinhões.

12 DE JANEIRO

Jardim Fortuna, Santo Antonio, Jardim Bela Vista, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Chapéu do Sol.

17 DE JANEIRO

Jardim São José, Jardim do Engenho, Jardim Panorama, São Rafael, Jardim Moreira, Chácaras Casa Verde

19 DE JANEIRO

Cidade Jardim, Jardim Guanabara, Jardim Planalto, Vila Farid Calil, Jardim Santa Cândida, Jardim Progresso, Jardim Capuavinha, Chácaras Pindorama.

24 DE JANEIRO

Central Park, Jardim Bom Jesus, Jardim São Jorge, Jardim Santa Isabel, Campos de Monte Mor (Clube de Campo)

26 DE JANEIRO

Jardim Figueira I, II e III, Vila Magal, Parque Imperial, Chácaras Mirim

31 DE JANEIRO

Jardim Paulista, Jardim Alvorada

07 DE FEVEREIRO

Parque Bela Vista, Said Jorge, Jardim Paviotti, Jardim Daniela, Terras Yucantan (Monte Rei Aberto).

09 DE FEVEREIRO

São Domingos, São Gabriel, Recanto do Bosque, Jardim Colorado

14 DE FEVEREIRO

São Clemente, Jardim Nova Alvorada

21 DE FEVEREIRO

Parque Café I e II, Estância das Águas, Jardim Colina I e II

23 DE FEVEREIRO

Jardim Campos Dourados, San Remo, Chácaras Planalto (Bacatão).