09 DEZ 2021
AGENDA CULTURAL
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Abertura do Campeonato Brasileiro de Judô em Monte Mor será abrilhantado pela Banda Marcial de Monte Mor

Banda Marcial Municipal Marcelo Menegatti fará uma apresentação no próximo sábado, dia 11 de dezembro, às 9:30, na abertura do Campeonato Brasileiro de Judô em Monte Mor.

O objetivo da participação é abrilhantar o evento que já será por si, para o município de Monte Mor, histórico, já que o evento, de nível nacional, com as característica que terá, será o primeiro a acontecer na cidade.

Deste modo, com o convite da Secretária de Esportes à corporação da banda, junto com o departamento de Cultura e Turismo de Monte Mor, os responsáveis, Osiel Fernando Delgado, coordenador  da Fanfarra; Erivelton Baia de Oliveira, maestro e professor musical; e Bárbara Bianchini Almeida Santos, professora  de Coreografia; de pronto, aceitaram o desafio de tornar o dia 11 de dezembro de 2021 ainda mais especial para a cidade. Não é apenas um momento do esporte e nem da cultura; sediar o VI Campeonato Brasileiro de Judô é um momento da cidade, uma conquista de cada morador de Monte Mor.

BAMMUMM

A Fanfarra de Monte Mor foi criada em julho de 1.986, por integrantes da aclamada Fanfarra Walther Weiszflog, da cidade de Caieiras, município da região Metropolitana da Capital de São Paulo. Logo, a regência foi assumida por Marcelo Menegatti, que hoje dá nome à Banda Marcial, como homenagem àquele que não foi apenas o primeiro maestro, mas também um dos fundadores, Banda Marcial Municipal Marcelo Menegatti, BAMMUMM.

Neste ano, a Fanfarra, agora Banda Marcial, completa 35 anos de história, ampliada e reformulada, aprimorando seu corpo musical e compondo o grupo com alunas no pavilhão, linha de frente e balizas.

INVESTIMENTOS DA DIRETORIA DE CULTURA

Neste ano, 2021, houve na BAMMUMM um investimento de 37 mil reais, em manutenção de instrumentos, uniformes e alimentação, visando sempre os ensaios e apresentações da Banda Marcial. Sendo um dos projetos institucionais do Departamento de Cultura do município, foram realizadas reformas de 24 instrumentos e a compra de uniformes de gala para reposição do corpo musical, além de novos uniformes para balizas e linha de frente, botas, botilhas, sapatos, quepes e estandarte. A última parte desses materiais foi entregue recentemente e foi conferida pelo maestro Erivelton Baia de Oliveira, um dos responsáveis pela Banda, juntamente com a equipe da cultura.

Segundo o chefe de cultura, Ronaldo Corrêa, a atual administração tem dado total apoio à antiga Fanfarra. O prefeito Edivaldo Brischi atendeu aos pedidos do projeto, pois entende que a BAMMUMM, Banda Marcial Municipal Marcelo Menegatti, de justa homenagem a um amigo e grande contribuidor para a cultura no município, é também marco histórico para a cultura de Monte Mor. O investimento na Banda proporciona um bom desenvolvimento de suas atividades e amplia as possibilidades para o próximo ano, que vão para além da Banda Marcial. “Teremos o retorno de grupos que já faziam parte da cultura, como o teatro, violão popular, projeto Guri e também estamos desenvolvendo muitas novidades, orquestra de viola caipira e camerata de cordas”, completou Ronaldo Corrêa.