02 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
Desenvolvimento Econômico e Plano Diretor pautam entrevista do prefeito Edivaldo Brischi na Rádio Prima
Prefeito anunciou em primeira mão a realização de reunião com empresários da cidade no próximo dia 15, para falar sobre mão de obra e qualificação.

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PTB), participou nesta sexta-feira, dia 2, do quadro “Conversando com o Prefeito”, no programa Show da Cidade, na Rádio e TV Prima FM, com apresentação de Eduardo Rage. A implantação de uma política voltada ao desenvolvimento econômico da cidade, com atração de novas empresas e investidores imobiliários, e a elaboração do novo Plano Diretor pautaram a entrevista. É importante destacar que Monte Mor é a 5ª cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em área territorial livre.

A entrevista da rádio também foi transmitida pelo Facebook da Rádio Prima e houve a participação ao vivo de ouvintes e internautas.
O prefeito abriu a entrevista falando sobre o “ponta pé” inicial que foi dado em junho para tornar realidade uma das obras mais sonhadas pelos montemorenses, a pavimentação da estrada vicinal do Rio Acima, MOR 354, que fará ligação com a SP 101 (km 23, Leste) ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Edivaldo Brischi contou que o convênio com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para a execução de obras  já está assinado e protocolado. Ele recordou que o primeiro pedido para realização desta obra foi feito pela Prefeitura de Monte Mor junto ao DER em 2009.

“Depois de 12 anos, com ação do nosso governo, a ligação da nossa Monte Mor com o Aeroporto de Viracopos, está próxima de ser concretizada”, comemorou o prefeito, ao acrescentar que o trecho a ser pavimentado pertencente ao município totalizará 13.153 quilômetros e que a distância entre o município e o Aeroporto será somente 22 quilômetros.

O chefe do Poder Executivo acredita que a pavimentação da Estrada do Rio Acima/Viracopos será um divisor de águas, fazendo Monte Mor de fato renascer e com projeções de se tornar em um novo pólo empresarial e industrial da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com uma logística muito satisfatória com a proximidade de Viracopos.

Segundo Edivaldo Brischi ainda que o custo de vida mais baixo registrado em Monte Mor tem mudando o perfil do município e também de outras cidades pequenas da RMC. Ele destacou que este fator, somado à tranquilidade e à hospitalidade da população de Monte Mor, vem sendo atrativos para o registro cada vez maior do número de pessoas interessadas em investir na abertura de empresas  e também em trabalhar para o aquecimento do mercado imobiliário.

É importante salientar que um levantamento recente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis aponta que no último ano aumentou em 35% a busca por imóveis em cidades com menos de 100 mil habitantes, como Monte Mor, que tem cerca de 65 mil.

EMPRESÁRIOS

Em primeira mão durante a entrevista, o prefeito anunciou a realização de uma reunião com empresários da cidade, no Centro Esportivo Joaquim Baptista Alves, o “Joaquizão”, no próximo dia 15, às 8h30. A ação será promovida pela Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social, com representantes das empresas e os responsáveis pelo setores de Recursos Humanos, para tratar sobre mão de obra e qualificação profissional. A ação contará com representantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e secretários municipais.

PLANO DIRETOR

Sobre o novo Plano Diretor, o prefeito afirmou que está na fase de realização de reuniões internas para que depois seja possível programar as audiências públicas. Ele já adiantou que muitas áreas que foram definidas anteriormente como urbanas serão reclassificadas como áreas rurais, visando o desenvolvimento de uma atividade que está muito em alta, que é o turismo rural.

Edivaldo Brischi afirmou ainda que é preciso trabalhar para reduzir os chamados “vazios urbanos”, ou seja, espaços não construídos e não qualificados como áreas livres no interior do perímetro urbano, que existem em Monte Mor.

O chefe do executivo reforçou ao final da entrevista sua proposta de governo de interligar as várias regiões e bairros de Monte Mor, por acesso interno e com o prolongamento da Avenida Ayrton Senna da Silva.

“Com a duplicação da SP 101, Rodovia “Jornalista Francisco Aguirre Proença” o município ficou seccionado, ou seja, com uma bairro separado de outro. Temos que mudar esta realidade e investir nas interligações internas, sem que os munícipes tenham que utilizar a SP 101, sendo esta destinada somente para quem quer sair ou entrar na cidade. Temos pela frente um grande desafio para que seja possível melhorar o acesso e mobilidade em Monte Mor”, finalizou.