01 JUN 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Ecoponto móvel é aberto à visitação gratuita no Centro de Monte Mor

Contêiner interativo funciona até esta quarta-feira, das 9 às 16 horas.

Monte Mor recebeu na manhã desta terça-feira, dia 1º,  o Ecoponto Móvel, moderna ferramenta de educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Ela fica instalada até esta quarta-feira, dia 2, na Praça Tese Marini (antiga Praça dos Peixes), esquina das Avenidas Jânio Quadros com a Ayrton Senna. O contêiner interativo está  aberto, das 9 às 17 horas, para visitação gratuita e divulgação de várias informações sobre reciclagem e conceitos ambientais e sustentáveis.

O objetivo da Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com a chegada do Ecoponto móvel, é marcar na cidade o Dia Nacional da Educação Ambiental, dia 3 de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho.

O secretário da pasta, Bruno Ross, destaca que o contêiner interativo foi enviado pela empresa Corpus, que já presta serviço para o município com o recebimento dos resíduos da coleta domiciliar. Ele acompanhou a chegada do Ecoponto Móvel e as primeiras visitas de crianças ao local, que contou com apoio da Secretaria de Defesa Civil.

Bruno Ross ressalta ainda que a ação com a utilização do Ecoponto Móvel visa a conscientização dos munícipes e já está inserida na idealização de futuros projetos do governo do prefeito Edivaldo Brischi (PTB) na área de meio ambiente e de educação ambiental.

CONHECIMENTO

Desenvolvido de acordo com as normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o Ecoponto móvel permite ao visitante uma experiência em educação ambiental com criatividade e inovação, com jogos e muita interatividade.

Nele é possível adquirir conhecimento sobre os principais problemas ambientais e sociais relacionados ao descarte e à destinação incorreta dos resíduos sólidos, através do estímulo às práticas de consumo consciente, como redução, não geração e reciclagem.
Dentro do contêiner interativo há os seguintes equipamentos:

Painel cromático – demonstra os resíduos que devem ser encaminhados ao aterro sanitário. Disposição final ambientalmente adequada.

Totem digital – joguinho que estimula o conhecimento sobre os materiais que podemos reduzir o consumo ou que não devemos gerar. Ao final, é possível tirar uma foto como lembrança. Ela é encaminhada por e-mail.

Carregador de celular – os visitantes podem carregar os seus aparelhos enquanto aprendem.

Gerador manual de energia  - Exemplifica o emprego de força para o funcionamento de determinados aparelhos eletroeletrônicos e reforça a dificuldade de geração de energia, além da reflexão sobre a necessidade de procurar meios alternativos e tecnologias de tratamento dos resíduos (exemplo: biodigestor). O ponto da PNRS é o tratamento.

Prateleiras para estimular o reaproveitamento - A população pode levar algo que queira doar - a exemplo de livros e sacolas retornáveis - ou deixar para doação. Uma forma de ampliar a vida útil dos materiais.

Recicláveis - O Ecoponto ainda recebe recicláveis (papel, plástico e metal) através de uma cesta de arremesso, como num jogo de basquete.