18 MAI 2021
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Demutran faz segunda ação da Campanha Maio Amarelo

Tema deste ano aborda “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana e do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana) realiza neste sábado, dia 21, a segunda ação de conscientização para marcar a campanha Maio Amarelo. Será das 8 às 12 horas, na entrada do bairro Jardim Paulista, na Avenida Luís Gonzaga do Nascimento. O objetivo é a conscientização sobre a segurança no trânsito.

A primeira ação foi realizada com sucesso no último sábado dia 15, entre às 8 e 12 horas. Na ocasião, servidores do DEMUTRAN distribuíram cerca de 5 mil panfletos, na Praça Tese Marini, (antiga Praça dos Peixes), que fica no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Jânio Quadros. Na ocasião, motoristas, pedestres e ciclistas foram abordados e informados sobre a importância do movimento proposto para chamar a atenção para as altas taxas de mortalidade e lesões em acidentes de trânsito em todo o mundo.

De acordo com informações do DEMUTRAN, houve uma ótima aceitação do público alvo e ação foi bastante elogiada.

MAIO AMARELO

O movimento internacional Maio Amarelo nasceu em maio de 2011, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e teve sua primeira edição em 2014. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial na conscientização para redução de acidentes de trânsito. O amarelo foi escolhido para representar o mês devido à cor simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Neste ano, o tema do Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” visa conscientizar a sociedade sobre os perigos do trânsito e a responsabilidade necessária na condução de qualquer veículo para proteção de si mesmo e do próximo. Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito),  seguirá o padrão do movimento realizado em 2020. Por conta da pandemia, além de buscar evitar as mortes e lesões no trânsito, o movimento busca diminuir os atendimentos de acidentados nas emergências e assim evitar idas aos hospitais já lotados pelos enfermos do coronavírus e de outras doenças.