14 JAN 2021

14/01/2021: Nota da Prefeitura Municipal de Monte Mor quanto às ações de diminuição dos impactos causados pela chuva na madrugada da última quarta-feira (13)

Na madrugada da última quarta-feira (13) uma forte chuva caiu na cidade de Monte Mor. Segundo a Defesa Civil da cidade, o volume de água chegou a 43 milímetros. Como foi divulgado tanto pela imprensa local, quanto pela imprensa da região, houve um número significativo de vias da cidade interditada e algumas casas foram invadidas pelas águas.

A ponte de acesso ao bairro Jardim Moreira, na avenida Manoel Severino da Silva foi um dos locais mais afetados. Com o rompimento da adutora da Sabesp houve a interrupção do fornecimento de água no bairro. Além disso, algumas casas do bairro chegaram a ser invadidas pela água. Alguns moradores perderam móveis, roupas e alimentos. O apoio da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários da cidade foi feito desde o primeiro momento em que a chuva e os alagamentos passaram a oferecer risco à população. A Guarda Civil Municipal da cidade também participou em algumas das ações.

No acesso da cidade também houve alagamento. A sede do Grupo de Atendimento de Resgate e Emergência (GARE) foi inundada, impedindo a saída de uma das ambulâncias e estragando material de escritório. Felizmente o atendimento não foi prejudicado, pois a cidade possui dois locais para o GARE, e apenas uma das ambulâncias ficou efetivamente presa.

A Secretaria de Obras do município, desde a madrugada da quarta (13), também colocou suas equipes e equipamentos nas ruas. As vias, tanto urbanas quanto rurais, foram desobstruídas. A ponte do Moreira foi refeita. Segundo a secretaria, o asfalto dos locais prejudicados será refeito em tempo oportuno e dependendo da continuidade ou não das chuvas. O abastecimento de água também foi restabelecido pela Sabesp.

Preocupados com a situação das famílias atingidas, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Social iniciaram na manhã de quarta (13) uma ação de doação voluntária de alimentos, roupas e produtos de limpeza para ajudar as famílias. Junto com a Defesa Civil, móveis também estão sendo arrecadados. Até o momento, pessoas, instituições religiosas, empresas e o comércio têm feito um número significativo de doações em alimentos, roupas, roupas de banho e de cama, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, móveis e alguns eletrodomésticos e eletrônicos. A solidariedade tem vindo de moradores de Monte Mor e de outras cidades da região.

As doações estão sendo entregues nas escolas municipais Antonia Perroni Maluf, no centro, e José Luis Gomes Carneiro, no Jardim Moreira. Também no Fundo Social, que fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social. Todas as pessoas do município afetadas pela chuva estão sendo cadastradas pela assistência social da secretaria, serão atendidas em suas necessidades básicas.

Fonte: Imprensa Oficial Monte Mor