30 NOV 2020
GOVERNADOR DORIA RECLASSIFICA REGIÃO DE CAMPINAS E MONTE MOR VOLTA PARA A FASE AMARELA DO PLANO SP

A região de Campinas foi reclassificada para a fase amarela do Plano São Paulo nesta segunda-feira (30 de novembro). O anúncio foi feito pelo governador João Doria no início da tarde. A medida não implica no fechamento de comércios, bares, restaurantes e escolas, destacou João Doria, que admitiu “claro aumento da instabilidade na pandemia”.

A mudança acontece quase dois meses depois da região ter avançado para a fase verde. Desde 10 de outubro, os serviços foram autorizados a funcionar com 60% da capacidade. O movimento nas ruas aumentou, escolas reabriram, restaurantes puderam funcionar por mais tempo.

Agora, com a reclassificação, não só a regional de Campinas fica em estado de atenção, mas todo o Estado de São Paulo voltou para a fase amarela. O governador pediu paciência, resiliência e que jovens usem máscaras e evitem aglomerações. O planejamento para as escolas está mantido conforme determinou a Secretaria de Educação de SP.

A próxima análise com divulgação de possível reclassificação do Plano São Paulo está prevista para 4 de janeiro.

O QUE MUDA NA FASE AMARELA?

– Estabelecimentos podem funcionar até as 22h

– Eventos com público em pé estão proibidos

– Todos os setores têm capacidade limitada a 40%

– Funcionamento máximo limitado a 10 horas por dia

COMÉRCIO E SALÕES DE BELEZA

Ocupação máxima: 40% da capacidade

Horário reduzido: 10 horas

RESTAURANTES E BARES COM CONSUMO LOCAL

Ocupação máxima: 40% da capacidade

Somente ao ar livre ou em áreas arejadas

Horário reduzido: 10 horas, com consumo até 22h

Praças de alimentação: funcionamento permitido ao ar livre e áreas arejadas

ACADEMIAS

Ocupação máxima: 30% da capacidade [limite previsto no plano, apesar do governo ter anunciado 40% para todos os setores nesta segunda]

Horário reduzido: 10 horas

Agendamento prévio com hora marcada

Permissão apenas de aulas e práticas individuais, mantendo-se as aulas e práticas em grupo suspensas.

ALTAS NAS INTERNAÇÕES

De acordo com dados da Fundação Seade sobre o enfrentamento da pandemia, houve um aumento progressivo no número de novas internações por Covid-19 desde o início de novembro no Departamento Regional de Saúde da 7ª região (DRS-7), sediado em Campinas. São 42 municípios, incluindo Monte Mor, inseridos na regional.

O pico no mês foi de 104 hospitalizados com coronavírus na última quinta-feira (26 de novembro). Foi o maior número de internados em um dia desde 17 de setembro, que teve 116 registros de entradas de pacientes em hospitais da região.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na região está em 44,5%. Nas enfermarias, 36,8%. O número de UTI por 100 mil habitantes é de 11,9, mas já chegou perto de 20 quando a pandemia vivia o pico de casos, mortes e internações, em julho. Os dados foram atualizados pela Seade neste domingo (29).

Em relação aos casos positivos, houve aumento, com variação mensal positiva de 12,4%. Óbitos, no entanto, seguem em queda, com variação mensal negativa de 46,4%.

ALTA NA OCUPAÇÃO DE LEITOS

No caso da metrópole Campinas, a ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 75% na última sexta-feira (27 de novembro). Em toda a cidade, que incluiu unidades administradas pelo governo estadual e leitos particulares, a ocupação era de 58,8%.

A Monte Mor tem, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no domingo, 1.777 registros de moradores infectados pelo novo coronavírus e 44 mortes causadas pela doença.

Fonte: Imprensa Oficial Monte Mor