Praça Rausing, em Monte Mor, recém revitalizada pela atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, sedia tradicional Campeonato de Bocha do município, disputado em dupla.
Buscando diversificar e valorizar a prática esportiva na cidade, com espaço e visibilidade a todas as modalidades Secretaria de Esportes de Monte Mor organizou o Campeonato de Bocha, que sagrou Tônico e Jair, como campeões, Luciano e Cano, em segundo lugar, Arlindo e Waininho em 3°, e Bira junto com Levi em 4° lugar, na manhã disputadíssima do sábado, dia 2 de setembro, no Jardim Fortuna, região central do município.
Segundo o secretário de Esportes de Monte Mor, João Muro, essa modalidade é praticada tanto como forma de lazer e socialização, quanto como atividade esportiva, o grupo costuma ser composto em sua maioria por pessoas de mais idade, que apreciam e se dedicam a cada lance com atenção, paciência e foco, para alcançar a melhor jogada. “Nós da administração do Prefeito Edivaldo Brischi, temos o compromisso endossado pelo próprio prefeito de garantir que a difusão do esporte chegue e atenda a toda a população”, mencionou o secretário João.
O diretor de Esportes Davi Leandro, e o diretor Renato Pavanelli também estiveram presentes no evento esportivo.
Com o campeonato de Bocha, a Secretária de Esportes de Monte Mor abre mais uma oportunidade em seu já diverso trabalho realizado em Monte Mor, que passa pelo ciclismo, judô e karatê, hidroginástica, vôlei, basquete, futebol, futsal, entre muitas outras atividades e práticas esportivas.
A BOCHA
A prática do jogo que tudo indica ser de origem muito antiga, tem semelhanças a um jogo praticado no Antigo Egito, Turquia e Grécia. A semelhança está na ideia e objetivo de, com o arremesso de objetos esféricos (pedras redondas), aproximar uma pedra da outra.
No Brasil, o jogo foi trazido por imigrantes italianos, e era originalmente chamado de Boccia. Por essa razão, hoje, o jogo é praticado de forma amadora principalmente por pessoas mais idosas, especialmente em localidades onde há maior concentração de imigrantes italianos.
O jogo também é praticado de forma profissional por clubes em todo o Brasil, com regras organizadas e específicas pela Confederação Brasileira de Bocha e Bolão - CBBB.
SOBRE O JOGO
O jogo consiste basicamente no arremesso das bochas sobre uma “quadra” sintética de terra batida ou saibro, que tem como objetivo deixá-las o mais próximo possível de uma bocha menor, chamada de bolim. Quanto mais próximo, maior a pontuação, definindo o vencedor.